sexta-feira, 23 de setembro de 2011

BMW estuda faróis com iluminação a laser

Marca alemã deve apresentar tecnologia no protótipo elétrico i8

   Divulgação
O led será substituído pelo laser como fonte luminosa dos faróis do conceito elétrico i8

O led (diodos luminosos) mal se popularizou entre os carros e uma nova tecnologia mais potente acaba de surgir. A BMW, uma das empresas que mais tem explorado o led em seus modelos, está investindo no laser como próximo passo na evolução dos faróis. A tecnologia está em testes nos conceitos da linha elétrica "i" e deve ser apresentada no BMW i8 Concept, no Salão de Frankfurt (Alemanha).
A iluminação por laser possui várias vantagens em relação ao led, como por exemplo se diferenciar de outras fontes luminosas e reduzir a profundidade do facho de luz dos faróis. Além disso, consegue produzir uma luz com intensidade mil vezes maior que a do led e com metade do gasto da energia. Isso sem oferecer riscos às pessoas ou animais, pois não emite foco direto de luz.


A segurança, aliás, é o ponto forte da nova tecnologia. A iluminação do laser é monocromática, ou seja, as ondas têm o mesmo comprimento e fase constantes. Isso quer dizer que um farol a laser produz um feixe quase paralelo e garante uma iluminação agradável e mais suave aos olhos.

Fonte:fastanduno.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário